sexta-feira, 25 de maio de 2012

Eficiência e credibilidade


Raros são os apontamentos negativos sobre a atuação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Marau. Depoimentos são inúmeros sobre a presteza eficiência da unidade local. Somos testemunhos dos momentos dramáticos vividos pela corporação e as improvisações voluntárias. Quantas vezes a água vazava para todos os lados e chegava com dificuldade no final das mangueiras para abafar incêndios. O município contribuiu muito e a parceria com a sociedade civil, empresários e moradores foi determinante para a evolução que hoje desfrutamos. Cursos de treinamentos para os profissionais foram realizados em diferentes cidades que tinham melhor estrutura para procedimentos.

Com as novas instalações na Honorino Pereira Borges (Caminho do parque Lauro Bortolon), incorporações de tecnologias e viaturas, carros de combate a incêndio e principalmente unidade de socorros, deslanchou o serviço. Hoje é referência de resultado.
Sem favor algum, o Corpo de Bombeiros de Marau, merece o apelido de anjo da guarda da população. É uma entidade que todos confiam.
Discute-se agora se é viável ou não que a Unidade de Serviço de Atendimento Móvel (Samu) deve ou não ficar aos cuidados dos Bombeiros. A prática tem mostrado que a população confia mais na rapidez dos Bombeiros do que o atendimento da Samu. Os profissionais ligados ao sistema são prestativos e dedicados. 

A discussão é a burocracia para liberação da unidade tão logo aparece uma emergência.
Estar junto aos Bombeiros Voluntários é possível sim. Acontece presentemente em alguns municípios do Estado. Teutônia entregou o carro da Samu aos cuidados dos Bombeiros e funciona bem. A liberação do deslocamento da viatura que é preparada para socorro obedece o mesmo procedimento. Deve-ser acionar o 192 e a liberação vem da central de Porto Alegre com os procedimentos de praxe.
Todos sabem que é melhor esperar um pouquinho para um atendimento profissional, e suporte técnico, do que fazer uma remoção da vítima de qualquer forma, pois pode ocasionar sequelas. A partir do momento que a Samu é acionada o paciente passa a ser regulado pelo Sistema Único de Saúde e recebe encaminhamento e transferências conforme a gravidade.

Respondendo a tantos questionamentos é bom lembrar que não basta estar nas mãos dos eficientes Bombeiros, é preciso equipe treinada e altamente qualificada para cumprir a função a que se destina este serviço de atendimento móvel de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado