quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Ideias...que bela ideia!

Certamente, foi entre um gole de vinho a degustação de salame, queijo e pão de colônia que a inspiração apareceu. Moçada criativa esta da Rota da Salamaria. A realidade é que o município é obrigado nuclear mais alunos, ampliando a rede de transporte escolar. O que fazer com as escolas sem alunos? Sugere a inteligência de que seja mesmo usada. Por exemplo, a escola do Carmo se transforme na sede da Rota da Salamarias. Claro que ouvindo a comunidade em questão. Alí, poderia se realizar palestras, pequenos encontros e eventos e dotar de infraestrutura para pequenas oficinas. E por aí vai a criatividade, conforme a dose de vinho na cabeça desta gente que já dá mostras de competência. Tem meu integral apoio.


*********


Outro exemplo. E o que pode ser inspiração


O hotel Blue Tree Towers de Caxias do Sul, aqui na serra gaúcha, mostra propósito de oferecer uma bela lembrança aos hóspedes ao desenvolver o pacote "Venha fazer seu vinho..," disponível até 31 de março. O hóspede, além de aproveitar as belezas e atributos do turismo local, terá a oportunidade de vivenciar experiências e situações que fogem à nossa rotina (já escrevemos num editorial do JM faz algum tempo sobre este tema), tais como conhecer como é o dia de um colono e participar de todo o processo de fabricação do vinho, como fermentação, descanso, engarrafamento e rotulagem. Dentre as atrações oferecidas, o hotel leva os visitantes para degustar uvas dos parreirais, ajudar na colheita e amassá-las com os pés, como era feito pelos imigrantes italianos no Sul do Brasil. Um ano depois, o visitante de hoje receberá em casa uma garrafa de vinho que ajudou a preparar.
Não é uma ideia genial?? E que daí se pode trazer para nossa realidade da Rota das Salamarias? No caso de Marau, se poderia ensinar, ajudar a fazer, conservar, envelhecer, cortar, degustar e manusear o salame.

Um comentário:

  1. Olá Carlito. Gostaria de parabenizá-lo, pelas lembranças que sempre tens sbre a cultura e as tradições em Marau. Mas, tambéms, gostaria de deixar como sugestão a criação do arquivo histórico em Marau, pois temos o pró´rio jornl O Salame que precisa ser melhor conservado.
    Eliane Aguirre.

    ResponderExcluir

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado