terça-feira, 10 de março de 2009

Desleixo com nosso lixo e outras coisas mais...


Andei pela cidade, desde a gruta de Lurdes até o trevo sul da cidade na noite passada.. Incrível o descaso e irresponsabilidade com a coleta do lixo, pelo menos na segunda-feira à noite. Em cada local de lixeira, sujeira pelo chão e onde o caminhão parava ficava uma quantidade de água e sobra de material, chamado popularmente de melaço ou então xurume. Isto seca, se transforma em pó e vai pelas nossas narinas. Um cheiro insuportável. Moradores com quem falei, dizem ser frequente esta situação. Então, alguém precisa fiscalizar o recolhimento do lixo, e cobrar pela sua eficiência. Pelo que sei , quem recolhe, está recebendo e com pontualidade pelo serviço terceirizado. A Nova Era precisa então dar uma resposta para a população. O sistema de limpeza de rua não está conforme nos últimos dias. Isto é fato. Bocas de lobo com muita sujeira em seu entorno.
Quem acha esta cidade bonita e organizada, está mesmo equivocada. Não sei se sou pensamento isolado, mas nunca achei esta cidade limpa e bonita. Fica muito longe disso. É só olhar para terrenos baldios, sem calçadas e muros, como a modernidade exige. Para ser justo, temos alguns pontos apenas na cidade que mostra urbanidade. Na parte sul da cidade, desde o Banrisul até pouco além da Bevel, a iluminação é uma bela porcaria. Que adianta tentar enfeitar a entrada se quando se chega mesmo na cidade se constata o abandono e precariedade. Ou não é assim na avenida Júlio Borella Sul? Escuridão total. Não dá para entender como ainda tem gente andando a noite por esta direção se expondo ao perigo. A parte sul da cidade, pela Júlio Borella, merece respeito e uma ação imediata de recuperação da auto estima. Não dá para culpar a crise internacional. Será que estou vendo de menos ou demais?

3 comentários:

  1. Carlito! Concordo plenamente com a sua observação sobre a realidade da zona sul da cidade. A muito que Marau merece uma lipoaspiração na avenida Júlio Borela desde o banco do estado até o trevo. Tá demorado para sair!
    Abraço e parabéns pelo blog!!
    Sílvio

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando o gancho onde falas sobre cidade limpa e bonita também concordo contigo, talvez se comparada à outra em pior estado isto seja verdade, mas gostaria mesmo é de somar junto ao teu comentário sobre a falta de calçadas, verdade é que a ausência ou a falta de conservação obrigam os pedestres a utilizar a rua para transitar.

    Todos os dias levo minha filha a escola(Taborin) e a noite vou para FABE, neste local particularmente onde tenho a oportunidade de observar diariamente fica no mínimo complicado o transito pois não há calçadas nem faixas de segurança. Agora com uma construção próxima a rua Bento Gonçalves praticamente metade da rua também está tomada por matéria de construção e entulho. FICOU PIOR AINDA, E À NOITE PODES IMAGINAR.

    E o pedestre? Meu local de trabalho é na BENTO, e após o seu asfaltamento muitos preferem transitar pelo asfalto a ter que ir pela calçada mesmo onde há, inclusive mães com seu carrinho de bebês. Muitas vezes fala-se da imprudência dos motoristas, mas pelo que vejo proprietários de terrenos e pedestre também precisam de um pouco mais de consciência e é claro respeito.

    L. Soranço

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlito. Parabéns pela observação. Acho que merecemos explicações também sobrea questão da coleta seletiva, pois as vezes é desanimador tanto separarmos em casa, quanto ensinarmos os alunos sobre isso, e na hora da coleta vai tudo para o mesmo lugar.

    ResponderExcluir

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado