segunda-feira, 22 de junho de 2009

Encruzilhada da CPI Municipal


O tempo se exaure para a coleta de dados e informações na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada no Legislativo para apurar o desvio de recursos públicos das operações bancárias da prefeitura. Por enquanto, tudo recai sobre a responsabilidade da funcionária, que está respondendo a processo administrativo, e também com a correspondente ação de responsabilidade proposta pelo Ministério Público da cidade. A expectativa é se o vereador Albino Pértile vai mesmo deixar a CPI. Informações de gente ligada ao seu partido dão conta de que ele não deseja abdicar de sua responsabilidade de continuar investigando e auxiliando os outros dois membros da Comissão. Já há rumores de que lideranças do PP, que tem no vereador Lencaster Foresti o representante na CPI, entendem que se Pértile não se afastar, o PP poderá pedir para sair das investigações. Teremos desdobramentos nas próximas horas neste particular.
Fontes dignas de crédito apontam uma possibilidade: a de que a profissional contratada para fazer perícia dos documentos que estão em poder da Comissão de Inquérito e também junto à prefeitura, também decline da incumbência.
Certo mesmo é uma montanha de documentos e extratos bancários que ocupam uma sala da prefeitura, e outro tanto de documentos já enviado para o Ministério Público para instruir o processo.
Desde os primeiros movimentos da CPI no Legislativo, percebi que, no final, será complicado fazer a redação do documento para encerrar esta primeira iniciativa da Câmara em sua história, que poderá ser frustrante. Até nem por falta de vontade, mas, principalmente, por ser complicada demais e documentos e provas de menos.
Chega-se a conclusão de que nunca deveria ter sido instalada. Mas o objetivo era outro. Terminará em nada.
Só na Justiça o resultado deverá aparecer. E com as possibilidades de incidentes processuais e inúmeros graus de recursos jurídicos, a resposta fica para um horizonte que ninguém sabe determinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado