terça-feira, 27 de abril de 2010

"A UNE está desconstruindo sua história"


Como se pode dar credibilidade para uma organização que recebe subsídios governamentais? Não é crível que a UNE (União Nacional dos Estudantes) tenha recebido tanta subvenção do atual governo Federal. A entidade estudantil desde o início do governo Lula recebeu R$ 12,9 milhões. Agora anuncia-se que receberá mais R$ 15 milhões como indenização pelo incêndio verificado em sua sede, no Rio de Janeiro em 1964, no período da Ditadura Militar. Compreende-se, mas não se pode aceitar a subserviência e o peleguismo dos jovens que deveriam mostrar inconformidade por tudo o que de mal aconteceu nos últimos tempos no país. Na sexta-feira, neste espaço, postei nosso ponto de vista que serviu de base para o Editorial do JM/Jornal de Marau. Pois não é que expressão semelhante e próximo com o escrito neste blog foi publicado na segunda- feira no Jornal Zero hora pelo economista Gil Castello Branco da ONG Contas Abertas. Segue a reprodução completa da entrevista de ZH.


ZH - Como o senhor avalia a posição da UNE em relação ao governo Lula?

Gil Castelo Branco - A Une vai reconstruir sua sede no Rio, mas está desconstruindo sua história. O movimento estudantil, quando subvencionado pelo governo, perde sua essência, perde sua independência.



ZH - A entidade está alinhada ao governo?

Castelo Branco - Não se trata nem de uma postura neutra, mas de uma postura pró-governo. Não vi os estudantes da UNE nas ruas durante a crise envolvendo o senador José Sarney. Não vi os estudantes atuando pelas investigações durante a CPI da Petrobras. Ao contrário, tinham uma posição favorável à postura governista.



ZH - Qual deveria ser a postura da UNE, na sua opinião?

Castelo Branco - Precisamos da ousadia dos jovens. E isso se perde quando eles estão cooptados. Não é bom para o Brasil que a UNE seja dependente do governo. Ela perde sua capacidade crítica. E isso vale para qualquer governo. seja de Lula, Sarney ou José Serra.

Um comentário:

  1. É deplorável a situação em que se encontra atualmente a UNE.Outrora berço de grandes líderes políticos,hoje,uma extensão dos interesses escusos de governantes,que já passaram por esta gloriosa entidade.O fato mais importante a lamentar,é a sua atual diretoria aceitar tantos recursos e benesses do governo.Principalmente pelo incêndio da entidade ocorrido em 64.O que esperar destes univesitários/mercenários,que estão se beneficiando diretamente do sacrifício,da luta e dos ideais daqueles que sofreram verdadeiras barbaridades no passado.Pobres-de espírito-dos nossos estudantes.O que esperar do futuro deste país?Eles deveriam ser nossa principal esperança.Estão se transformando em nossa maior frustração.A UNE está necessitada de uma urgente e verdadeira revolução.Quem se habilita?Com atual sistema mercantilista de ensino implantado no país,que visa mera formação de mão-de-obra, pseudamente qualificada,acho muito difícil que surjam candidatos.
    Abraços.
    JBStolfo

    ResponderExcluir

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado