quinta-feira, 1 de abril de 2010

Presente de Páscoa

É da nossa cultura acreditar em promessas. Em ano eleitoral então, ninguém vota em ninguém que não promete alguma coisa para o futuro. Pior é que muita gente acredita em promessas. Embora pouca coisa se viu de concreto no PAC 1, por exemplo, volta-se agora para as anunciadas obras do PAC 2, na voz do Presidente Lula e da sua candidata ungida, Dilma Rousseff. Foi uma semana de três palanques. Em São Paulo, o Governador José Serra se despediu de suas funções e renunciou o comando do maior Estado da federação para buscar a cadeira presidencial em outubro. Fez inúmeras manifestações sobre as obras que realizou. Em Brasília outro palanque serviu para lançamento da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) como vitrine para a candidata de Lula e do PT. 18 governadores estavam presentes ao ato na capital federal com anúncio de 1,59 trilhões em obras. A Ministra Dilma chegou a chorar quando comparou os governos FHC e LULA e afirmou que o petista “reconstruiu” o Brasil.
Não foi diferente o clima vivido no palanque da cidade de Guaíba, junto ao terreno em que a Ford deveria se instalar e num erro histórico do PT a montadora deixou o Estado para fabricar cinco modelos de veículos, que tem muita aceitação nas revendas gaúchas. Lá, a governadora preferiu enfatizar que se tratou de um aprendizado o erro do PT e anunciou a transformação da área em Distrito Industrial. A governadora, de olho na reeleição saudou os investimentos privados no montante de R$ 600 milhões com possibilidade de instalação de seis indústrias que garantirão de imediato dois mil empregos diretos. Yeda foi muito aplaudida em seis oportunidades e principalmente quando disse que o Estado teria “mais governadoras”.
A área total de 970 hectares servirá para implantação de várias indústrias e com o respaldo do governo através do programa Incentivar e pelo Fundopem, as empresas poderão adiar o pagamento de até 75% do ICMS, por oito anos.
Tanto em Brasília quanto em Guaíba, o que acontece no primeiro momento das promessas acelera e aquece a disputa eleitoral.
A semana também termina em clima eleitoral em Marau. Aqui esteve representante do Deputado Federal Beto Albuquerque, pretendente ao governo do Estado, anunciando o lançamento do Centro de Referência Metal Mecânica para o Distrito Industrial com repasse de recursos obtidos pelo parlamentar através do Ministério da Ciência e Tecnologia, no valor de R$ 700 mil para o projeto.
Tudo isto representa, um belo presente de Páscoa, principalmente para os que acreditam que tudo se transformará em realidade. Como a data do calendário cristão serve para renovação, resta esperar para crer!
Editorial publicado na edição 679 do JM/Jornal de Marau de 2 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado