sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A importância da Audiência Pública

É muito comum e frequente ver pessoas reclamando da vida e de tudo. Todo o cidadão deve ter o direito preservado de manifestar inconformidade, principalmente diante das decisões inoportunas ou equivocadas dos detentores de cargos públicos, principalmente. O que não podemos continuar permitindo é os eternos insatisfeitos que cobram atitudes de seus representados , quando eles deveriam fazer sua parte, de pelo menos participar do que acontece na sociedade. Atualmente o que se discute na cidade é a possibilidade de novo traçado da perimetral oeste que corta o contorno da cidade. Muitos esperam que mudanças aconteçam para oferecer ao município estradas decentes para uma comunicação mais segura a rápida com o Norte gaúcho neste trecho de Casca a Passo Fundo. A duplicação trará enormes benefícios para todos os mais de oito mil veículos que cruzam pela ERS 324, diariamente. Nosso jornalismo está participando do processo de escolha do melhor itinerário nesta importante rodovia que precisa de duplicação faz algum tempo. Na Vang FM e matérias no JM/Jornal de Marau vão no sentido de apressar esta decisão já tomada pelo atual governador Tarso Genro e dando continuidade ao projeto da ex-Governadora Yeda Crusius. Deputado Federal reeleito, Beto Albuquerque confirmou na Vang que a duplicação deve começar ainda no segundo semestre de 2011. Em relação ao município de Marau, o traçado ainda não é definitivo. Espera participar de uma Audiência Pública para debater a melhor solução, sem prejudicar ou beneficiar os que sonham em ver concretizadas suas preferências para a implantação de nova perimetral no perímetro urbano. É natural que surgirão os movimentos de interesses e de vantagens pessoais. Então, é fundamental que a sociedade participe ativamente com idéias nestes encontros que já se anunciam para os próximos dias. Já na segunda-feira, dia 21, acontece na Câmara de Vereadores uma reunião com convidados, preparando a pauta para uma futura audiência.

No debate da Vang FM na semana que termina, surgiram algumas ideias. O jornalista Carlito Silvestri entende que se o planejamento do município é com visão de pelo menos 50 anos, um novo traçado deve ser implantado. Se a visão é para um período mais curto, outro deve ser o investimento, sem tantas desapropriações, e aí sim ampliando a pista onde hoje se encontra o contorno de nossa cidade e com surgimento de vias paralelas no trecho urbano duplicado. O empresário Sílvio Lodi, da área de transportes, acha que a duplicação deve seguir o traçado atual da rodovia. Entende que com novo traçado o município iria herdar um ônus muito pesado de administrar a atual perimetral, já que o Estado declinaria de sua responsabilidade de fazer melhorias e manutenção. Seria muito pesado o encargo para o município. Prefeito Zanchin e presidente da ACIM, Flávio Menegussi, acham que a melhor solução será estender a consulta com todas as entidades e dar voz aos moradores e proprietários de investimentos nesta área do município.

É claro que muitas outras ideias vão aflorar, quando a Audiência Pública acontecer. O que mais importa é dar publicidade a este encontro que deve ser definido nos próximos dias. É hora de decidir logo, para não atrasar o cronograma das obras que devem acontecer ainda neste ano. Só se justificará a crítica posterior, para os que exercerem a cidadania na definição de nosso futuro viário. Primeiro passo é modificar a atual cultura de escassa participação popular nos temas fundamentais do interesse coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado