sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Semana de boas notícias

A semana começou com a confirmação de que não tem mais volta o caminho da implantação da duplicação da ERS 324. Foi no auditório central da Biblioteca da Universidade de Passo Fundo que o Secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, garantiu que já no segundo semestre se movimentam as máquinas para a concretização do eterno sonho da duplicação do trecho de 60 quilômetros entre Casca e Passo Fundo. Além dos prefeitos destas cidades da região e outros políticos, muitos da classe empresarial e comercial, manifestaram pontos de vistas sobre a melhor forma de desenvolver o trajeto com possíveis modificações do seu itinerário. Secretário Albuquerque transferiu para a comunidade de Marau, decidir em Audiência Pública algumas modificações que podem ser revistas do projeto original. Por este projeto estaria assegurada que o início da perimetral se daria na curva fatídica e histórica de São Luís e chegaria até a área frontal da empresa Sebben, próximo ao antigo bailão América. Ali nasceria uma elevada e seguiria em duplicação do trecho passando pelo Bairro Santa Rita até a ponte do Rio Marau com feitura de nova ponte. Neste último trajeto seriam implantadas mais duas elevadas: a primeira no trevo para a Perdigão e outro com a necessidade de modernização do trevo Sul, de onde nasceria mais adiante uma iniciativa do município, a sempre aguardada perimetral leste que uniria o bairro Rigo com o entroncamento Sul da ERS 324.
No encontro em Passo Fundo, vários empresários manifestaram preocupação sobre a possibilidade de desviar a perimetral para a parte de fundos da Perdigão Aves e chegando até o Rio Marau e Anita Garibaldi. Em novo traçado, não seria necessário fazer duas elevadas entre o Santa Rita e trevo Sul da cidade. O secretário ponderou que isto pode ser estudado em audiência pública em Marau para conciliar interesses que naturalmente acontecem sempre em qualquer obra que se implanta. Também salientou que poderia se tornar mais onerosa a realização do empreendimento e deveria ser revisto o orçamento, podendo retardar a execução dos projetos que estão sendo finalizados. Disse, porém que os recursos para o projeto em elaboração final estariam garantidos pelo BNDES. Confirmou isto no programa de jornalismo Espaço Plural na manhã de sexta-feira.
Fato marcante e positivo foi a notícia dada na mesma ocasião na Vang que o secretário Beto quer resgatar um antigo sonho que é necessidade da região - o asfaltamento do trecho entre Marau até o entroncamento da BR 286, que ligará a Lagoa Vermelha, Vacaria. Afirmou que pretende fazer este trecho e que desafogaria ainda o tráfego no trecho Marau Passo Fundo, que aumentará o fluxo de veículos com a duplicação.
Devemos todos comemorar os esforços que a sociedade regional realiza para tornar realidade este sonho que acalentamos, de ver o progresso chegar com a necessidade de comunicação mais rápida no Norte do Rio Grande do Sul. Como se vê, um motivo a mais para comemorar e brindar estas conquistas, já que outras virão como capital inicial dos grandes investimentos nesta região que prospera e cresce em unidade de objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado