sexta-feira, 24 de junho de 2011

Reação civil urgente!

Impressiona as mensagens que chegam ao interativo da Vang apelando para que nossos veículos auxiliem no combate aos assaltos, furtos e roubos com frequência nos diferentes pontos da cidade. Nos últimos dias, com características idênticas na forma de agir, assaltantes invadem residências, mantém familiares na mira de armas levam tudo de valor. O pânico já está estabelecido. Ninguém mais quer ficar sozinho em casa. Furtos de automóveis fazem a média de um carro por dia sumindo do nosso meio. A sociedade se tivesse hoje que responder alguma pesquisa, certamente colocaria a segurança em primeiro lugar.

A angústia é ainda maior quando se sabe que elementos que foram condenados por assaltos e furtos no passado até recente, continuam soltos, graças a frouxidão de nosso sistema penal, que facilita a soltura destes elementos.

A sociedade precisa se organizar civilmente, pois já não dá mais para contar só com governo, órgãos que deveriam se preocupar com a segurança da população. Verdade é que muito pouco se vê de estudos e estratégias para tentar coibir todos os abusos que a cidade assiste. Pior é que muitos já admitem como normal tantos assaltos e ainda dizem que é fruto de uma cidade que se desenvolve economicamente e atrai muita gente de fora. É uma desculpa que não podemos aceitar. É dever do governo do Estado oferecer segurança para o cidadão que paga impostos para tal finalidade. O governo municipal, por sua vez, não pode ficar passivamente esperando que o Estado cumpra esta obrigação. Nosso prefeito precisa trazer para seu gabinete a organização de estratégia e garantir investimentos para o povo se sentir mais protegido no patrimônio e pessoalmente. Onde estão os controles de acesso de veículos que entram e saem de nossa cidade? Onde estão as câmeras para controlar os trevos e entradas da cidade? Onde estão as câmeras para ver quem entra e sai da cidade pela rodoviária? Onde estão os sistemas de controle de vigilância por câmeras em pontos de maior movimentação nas avenidas e esquinas importantes da cidade? Não venha dizer que este investimento é atribuição federal ou estadual.

Culpar simplesmente a Secretaria de Trânsito e Segurança é muito simplista. Verdade também é que esta secretaria é mais subjetiva do que objetiva. Onde estão os recursos desta secretaria que não dispõe sequer de verbas para compra de novos semáforos. Esperamos que o prefeito Zanchin, que é tido como hábil estrategista e articulador político, mostre seus dotes também para unir entidades e órgãos que representam a sociedade, depois de suas merecidas férias. Precisamos de planos estratégicos para diminuir o alto índice de infrações que acontecem na cidade. A sociedade está assustada. Famílias estão presas, cercadas de grades, reféns em suas próprias casas, enquanto a marginalidade campeia, contando com o beneplácito da frouxidão da Justiça e das legislações imperfeitas.

Já que autoridades pouco ou nada fazem, solução inteligente é formação de quarteirões, onde moradores se protegem mutuamente pela tecnologia e estratégia de ação. Basta para impunidade. É preciso reação estratégica e menos demonstração de medo coletivo.

Um comentário:

  1. Se houvesse pesquisa o povo diria que a violência esta demais...
    Pior do que o 'sistema' que opera nas Câmaras Legislativas e no Congresso Nacional é o silêncio e a covardia do povo.

    Gosto muito dos teus textos, abraço.

    ResponderExcluir

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado