sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Positivo negativo

Entre tantos assuntos que dominaram a semana, dois fatos pinçamos para considerações nas atitudes dos homens. Geralmente quando encontramos um amigo, mandamos escolher qual o fato que temos guardado e primeiro a ser contado. O bom ou o ruim? É natural que se conte o desagradável e reservar como sobremesa o assunto positivo. Diferentemente hoje, destacamos a ação positiva como primeira.

Memorial Dona Augusta
Foi justa a homenagem na noite de quinta-feira, proporcionada pela direção da Rota das Salamarias, com a inauguração do memorial que marca a lembrança da senhora Augusta Câmera que faleceu há sete meses. De família tradicional da comunidade do Carmo e belos exemplos de vida, dedicação integral ao trabalho e educação de uma generosa família. Fica à disposição agora de todos os visitantes do restaurante da família, o solar superior com pertences e utensílios domésticos formando um belo acervo que serve de museu para se recordar a atividade cotidiana de nossa gente interiorana. Era ela, exímia na arte de fazer dressa. Lá estão os perfeitos chapéus e famosas esportas (cestas de palha de trigo). Os mais novos conhecerão também os famosos colchões recheados de palha de milho, composição de móveis antigos lembrando um quarto de casal, sem esquecer do urinol, de utilidade urgente nas noites e frias madrugadas do rigoroso inverno, sabendo que, normalmente, o local destinado às necessidades fisiológicas naqueles tempos estava do lado de fora da casa. Vale a pena, conhecer a cultura de nossos italianos e agora tem endereço para ser visitado na Rota das Salamarias com mais uma atração do nosso turismo rural.

Adeus Ficha Limpa!
Que triste presente de Natal proporcionada pela última instância de nosso sistema judiciário. Não poderia repercutir tão mal assim uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, chamando para si a decisão e mandando para o Senado, Jader Barbalho, afastado de assumir a vaga conquistada no voto, mas de ficha suja. Já passou por lá e não ficaram boas recordações.
Na prática, o presidente do STF fez sua posição valer duas vezes, utilizando o “voto de qualidade”, previsto no regimento da Corte.
O que fica estranho para a população é que antes da decisão acontecer, o presidente da Corte recebeu a visita dos altos mandatários do PMDB do senado, como forma de pressão.
É muito triste terminar o ano assim. Pior é o mau exemplo que vem de cima, dos que deveriam primar pela moralidade. O povo honesto deste país não merecia um Natal tão triste assim. Já no Pará, “o ficha suja” é recebido com festas no aeroporto local, pagando com o dinheiro mal havido, provavelmente o nosso. Definitivamente, não é o Brasil que sonhamos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado