terça-feira, 13 de março de 2012

Retiradas de crucifixos do Poder Judiciário



Irretocável a opinião do grande jurista e ex-Ministro do STF, Paulo Brossard de Souza Pinto na página 13 da Zero Hora do dia 12 de março, intitulado Tempos Apocalípticos. 
Vale a pena reproduzir um tópico. Sem tirar e nem por.

A meu juízo, os crucifixos existentes nas salas de julgamento do Tribunal lá não se encontram em referência a uma das pessoas da Santíssima Trindade, segundo a teologia cristã, mas a alguém que foi acusado, processado, julgado, condenado e executado, enfim justiçado até sua crucificação, com ofensa às regras legais e históricas, e, por fim, ainda vítima de pusilanimidade de Pilatos, que tendo consciência da inocência do perseguido, preferiu lavar as mãos, e com isso passar à história.
Em todas as salas onde existe a figura de Cristo, é sempre como o injustiçado que aparece, e nunca em outra postura, fosse nas bodas de Caná, entre sacerdotes no templo, ou com seus discípulos na ceia que Leonardo da Vinci imortalizou. No seu artigo “O justo e a justiça política”, publicado na Sexta-Feira Santa de 1899, Rui Barbosa salienta que por “seis julgamentos passou Cristo, três às mãos dos judeus, três às dos romanos, e nenhum teve um juiz”... e, adiante, não há tribunais, que bastem, para abrigar o direito, quando o dever se ausenta da consciência dos magistrados”.
Em todas as fases do processo ocorreu sempre a preterição das formalidades legais. Em outras palavras, o processo, do início ao fim, infringiu o que em linguagem atual se denomina o devido processo legal. O crucifixo está nos tribunais não porque Jesus fosse uma divindade, mas porque foi vítima da maior das falsidades de justiça pervertida.

Um comentário:

  1. Acho uma falta de vergonha gente que enche seus carinhos de mão com o pó de brita que foi posto para fazer as obras da praça da vila rigo.
    Gente vamos tomar uma atitude sei que é nós que pagamos mas agora porque pagamos podemos pegar.
    E se fosse só de carinho mas também de caminhonete como eu vi ontem de madrugada um individuo estacionou e na maior cara de pau encheu e foi embora

    ResponderExcluir

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado