sexta-feira, 23 de julho de 2010

Marau define seus candidatos

Como era previsto, a campanha eleitoral inicia mesmo neste final de julho. Os partidos políticos de Marau estão realizando reuniões internas para promover os seus candidatos. O PP tem uma motivação a mais, aparece na chapa de uma vaga ao Senado, através do médico Márcio Turra, como segundo suplente da candidatura de Ana Amélia Lemos. Segundo ele mesmo, dois cargos estarão à disposição para Marau no gabinete em Brasília se Ana Amélia ficar com uma das vagas, na renovação de 2/3 do Senado. Importa lembrar que o eleitor terá que votar duas vezes para a escolha de dois senadores que representarão o estado junto a Pedro Simon do PMDB que tem mais quatro anos de mandato. Neste ano o partido aposta no ex-governador Germano Rigotto, para uma das vagas ao Senado. O PT busca a reeleição do atual Senador, Paulo Paim. Trata-se, como se nota, de uma disputa parelha. É o que indica recente pesquisa. Os dados de nova pesquisa devem ser conhecidos nos próximos dias. Sempre fica uma expectativa para saber o comportamento do eleitorado neste município que possui pouco mais de 26 mil eleitores.
Para a presidência da República, a disputa ficará mesmo entre José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT). A candidata Marina Silva deve repetir aqui o que pensa o Brasil, receberá boa votação, mas ficará em terceira posição pela tendência da polarização entre os dois primeiros. Até o momento, tudo indica que teremos segundo turno no Brasil. Não será diferente no Estado gaúcho na corrida para o governo estadual. Yeda vem melhorando nas pesquisas e tem boa aceitação no interior e entre os prefeitos. Fogaça tem uma forte estrutura partidária no interior, assim como o PT é muito forte na capital com Tarso Genro. Difícil e temerário é fazer prognósticos de quem vai mesmo para o segundo turno. Há entendidos em político que acham que uma das vagas é de Tarso e outra ficará na disputa de Yeda e Fogaça.
Importa mesmo para a região quem serão os escolhidos dos partidos para os cargos de Deputado Federal e Estadual. O PMDB de Marau tende apoiar em um primeiro plano a candidatura de Capoani e vindo a seguir Alexandre Postal, este mais por um grupo de amigos do que o partido. No plano federal, vários entram na cidade e região. Assim também será no PP para federal. Wilson Covati aparece bem, além de outros candidatos apoiados por vereadores do partido. Para estadual Mônica Leal e Silvana Covati. O PDT deixou escapar a oportunidade de ter candidatura de Rui Gouvêa. Após reunião dos dirigentes, os nomes agora apoiados como preferenciais no plano federal são Kalil de Caxias do Sul e Cherini. Para estadual os nomes preferenciais são Gilmar Sossela e Diogenes Bassegio. O PPS apoia a candidatura estadual de Luciano Azevedo. O PSB apoia integralmente a candidatura federal de Beto Albuquerque.
O mais importante e recomendável é votar em quem assume compromissos com a região. Do elenco de candidatos, temos bons nomes que merecem um aval dos eleitores da comarca que passam de 37 mil votos.
Texto publicado na edição 695 de 24 de julho do JM/Jornal de Marau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado