sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Elegância e Legalidade


É até comum ver gesto assim nos Estados Unidos da América. Ex-presidentes de lá são convidados para representar o país em mediações e conflitos internacionais. É um gesto democrata e republicano também comemorar alguma data importante do país.
É preciso saudar os bons ventos no Rio Grande do Sul. Por iniciativa do governador Tarso Genro, o salão de banquetes do Palácio Piratini serviu de palco para um jantar entre cinco dos sete ex-governadores que estão vivos. O encontro foi motivado para uma celebração gaúcha entre governadores e suas esposas em comemoração aos 50 anos do movimento que transformou o prédio em uma trincheira de defesa da Constituição.
O ato serve de exemplo, pois há um momento para se confrontar idéias e outros para celebrar a história. Uma homenagem a outro governador, Leonel Brizola, que defendeu e lutou pela Legalidade em 1961. Sua resistência nos porões do Piratini abriu caminho nacional para garantir e honrar a Constituição, com a posse de João Goulart (gaúcho também), na Presidência da República com a renúncia, ainda não suficientemente explicada, de Jânio Quadros.
Pela ordem de seus governos, no palácio estavam: Jair Soares (PP e PFL); Pedro Simon (PMDB); Alceu Collares (PDT); Olívio Dutra (PT ); Germano Rigotto (PMDB) e o atual governador Tarso Genro (PT).
É para se lamentar o gesto de falta de elegância e brilho democrático as ausências dos convidados, ex-governadores Antônio Britto (PMDB) e Yeda Crussius (PSDB) que preferiram recusar o convite para o jantar. O ex-governador Amaral de Sousa (Arena), adoentado, justificou o seu não comparecimento.
Entre uma conversa e outra a troca de experiências na arte de governar um Rio Grande democrático, um tema foi recorrente, a necessidade de renegociação da dívida dos Estados, pleito que une todos os governadores do país.
A atitude de quem convidou e a aceitação dos convidados, reflete positivamente a maneira civilizada como devem agir os titulares de governo, diferenciando seus programas e princípios para enaltecer a civilidade e respaldar um fato político exemplar que foi a Campanha da Legalidade.
Foi um fato histórico o encontro de ex-governadores no Palácio Piratini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado