domingo, 31 de maio de 2009

12 cidades com obras estruturantes


Com a divulgação oficial das doze cidades brasileiras que serão sedes da Copa do Mundo de 2014, passa a ser para todas uma responsabilidade gigantesca. Desde 1982 participei das coberturas dos mundiais: Espanha 82, México 86, Itália 90, Estados Unidos 94, França 98, Coréia/Japão 2002 e Alemanha 2006. Vi em todas elas um constante profissionalismo na realização destes eventos. Todos os países se modernizaram e fizeram grandes obras de infraestrutura nas áreas de transporte, segurança, hotelaria e estádios cada vez mais confortáveis. De todas estas, a que mais me impressionou foi na Coréia e Japão. A mais amadora delas, nos Estados Unidos em 94. Está aí a oportunidade de o Brasil avançar em todas as exigências que o Comitê da Fifa exige. Espero que nenhuma das capitais escolhidas no domingo seja reprovada no cronograma das obras. A fiscalização será permanente. Todas precisam cumprir etapas, sob pena de serem substituídas por outras que ficaram de fora.
O Brasil vai realizar pela segunda vez a Copa do Mundo. Em l950 tivemos seis sedes: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Curitiba e Porto Alegre (com dois jogos no Estádio dos Eucaliptos do Internacional).
Agora todas estas seis cidades são sedes de novo. Além delas aí estão: Fortaleza, Natal, Manaus, Brasília, Salvador, Cuiabá.
Estou contente, pois sábado pela manhã antecipei na programação da Vang Fm as 12 cidades que seriam confirmadas no domingo.
Bom mesmo é que teremos 12 estádios modernos e que certamente servirão por mais 30 anos como palcos de grandes jogos ou eventos culturais.
Pelo que vi em copas anteriores que participei como jornalista, o quanto é importante um evento desta envergadura, para estruturar o país e se mostrar para o mundo, que tem no turismo sua mais importante e moderna indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado