terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Encanta Marau!

É comum ao final de cada ano, se fazer um inventário dos fatos marcantes de uma comunidade. Não é diferente neste momento que o calendário cristão toca a gente com o nascimento de Cristo. Celebrações desta data e com a passagem de mais um ano são comemoradas de forma singular em todas as partes do mundo. Marau não é diferente, mas tem uma característica que envolve a data natalina com tradicionais comemorações pelas diferentes igrejas. Cada uma delas e a seu modo, renovam esperanças de dias melhores, motivadas pela fé e religiosidade.
Devemos ressaltar que na preparação desta festa máxima do cristianismo, a cidade vestiu cores e luzes com algumas novidades positivas. Ainda carece de um melhor envolvimento do comércio e moradores com os projetos da Associação Comercial e Industrial e o próprio poder público para embelezar a cidade e trazer mais gente para comemorar a data. Há um potencial a ser desenvolvido, também no campo das atividades comerciais e não só nas comemorações das luzes natalinas.
Aqui merecem considerações positivas para a experiência do Encanta Marau. Deve-se reconhecer o trabalho desenvolvido pela Secretária de Cultura, Margarete De Cesaro e toda a sua equipe. Embora se compreenda a reclamação de alguns moradores que dizem não suportar tanto som alto, este projeto deve ser comemorado sim na praça central da cidade, enquanto outro local não seja viabilizado para tais acontecimentos culturais. Nós aqui do JM/Jornal de Marau e da Vang FM, já sugerimos um dia que investimentos poderiam ser feitos com ampliação do lago existente no Parque Lauro Ricieri Bortolon, com calçamento ao seu redor e na parte inclinada do gramado existente poderia fazer arquibancadas para num futuro promover não só o um estilo de Natal Luz, como para outros projetos culturais até com possível palco no interior da lagoa. O local existe e é propício para a criatividade.
É pensar demais? Seria sem dúvida um projeto que a sociedade aceitaria viabilizar, desde que fruto de especialistas que já implantaram em outras partes do mundo. Isto é para gente de bom gosto, visão maior e requer investimentos. Solucionaria o barulho no centro, onde alguns moradores mais antigos suportam o barulho dos sinos e alto falantes de sua igreja e não apuram seus ouvidos para a arte e talento de seu povo com suas manifestações culturais.
Respeitamos todo o tipo de reclamação, porém uma praça não pode ser um mimo para ser guardado. Praça é para ser usufruída. Praça é para encontros, celebrações, recreação e confraternização.
Evidente que precisa ser administrados os horários de programações culturais. Na realização do Encanta Marau, surgiram problemas de incompatibilidade de horários para missas, casamentos com apresentações de cultura no coração da praça.
As características de nossa bela praça são para pequenos encontros. Aqueles acontecimentos culturais mais intimistas. Para shows de maior envergadura, este não é o local adequado. É tudo uma questão de administrar o calendário de eventos que aos poucos vão se acomodando.
Num resumo geral, o Encanta Marau foi um dos fatos mais marcantes do ano 2010. Merece de todos o reconhecimento e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado