sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Subsídios para os livros!


Aconteceu um fato extremamente agradável durante o Espaço Plural da Vang na manhã de sexta-feira. Recebi duas senhoras com dois pacotes de presente, para homenagear a mim e ao Márcio que conduzimos o programa ao vivo das 8 às 11 horas todas as manhãs. Para surpresa, eram livros. A Raquel e a Cleonice disseram que estavam no programa em nome dos operários da construção Civil, Juliano Portella e Rodrigo Poloni, que do alto da construção que atuam, não dispensam nenhum dia a programação de jornalismo. Como foi gratificante! É que no dia anterior, expressei meu desejo, na data do livro, de um dia poder colocar a disposição da sociedade um biblioteca, unindo os do meu acervo que é modesto mas conquistado com sacrifício, e de outros que por ventura arrecadasse dos ouvintes. Pensava fazer isto no futuro, e vejo que tenho que iniciar logo, pela resposta que certamente o público dará em favor da causa, em favor da cultura.
Entendo que é fundamental para a pessoa escrever ou se comunicar, o exercício permanente da leitura. Qualquer que seja a leitura. Não há desculpa de falta de tempo. Pode-se ler com naturalidade até no banheiro. Tempo é questão de prioridade, e para a leitura deve ser a primeira necessidade de qualquer indivíduo que quer estar informado da vida e do mundo e, com isto se articular bem.
Resolvi escrever neste feriadão sobre este tema, pois fico feliz e ao mesmo tempo chateado de ver a feira do Livro em Porto Alegre com profusão de títulos e estar um pouco distante fisicamente. Juro que na próxima semana dou uma escapada para Porto Alegre, com a desculpa de outros compromissos, e sem dúvida invadir a Praça da Alfândega, me deliciando com tantas publicações que estarão à disposição dos amantes da leitura.
Medida urgente, é subsídios para facilitar a aquisição de livros, e as pessoas disporem de mais chances de alimentar e viajar no pensamento folhando tantas novidades que o mundo livreiro oferece para apreciadores desta paixão.
Em tempo: Maravilhosa esta iniciativa da 13ª edição da Jornada da Literatura de Passo Fundo. Fecho a semana e o mês feliz por estar vivendo e inserido na cidade de Passo Fundo, capital Brasileira da literatura. Com inveja de Porto Alegre com os livros invadindo a praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado