sexta-feira, 4 de junho de 2010

Cidades mais floridas


Este jornal tem mais de 25 anos. Foram inúmeras as vezes que sugerimos política correta para dotar nossa cidade de mais verde e mais flores. Sugerimos empresas assumindo este papel nas proximidades de suas indústrias, tais como trevos de acesso. A sugestão vai no sentido de envolver os universitários, que pouco ou nada retribuem para o município (a não ser o preparo para a vida) pelo que recebem para o seu transporte 100% gratuito. Sugerimos até as escolas do município na tarefa de educar seus estudantes e invernadas dos nossos Centros de Tradições gaúchas, chamando para si a responsabilidade de urbanizar Marau. As idéias foram difundidas. Parece que não ecoaram o suficientemente no território de Marau e foram cair em terra fértil, bem perto daqui.. É com uma ponta de inveja, que para amenizar dizemos ser aquela inveja positiva, se é que isto existe, notamos que a vizinha cidade de Casca acaba de participar de um concursos patrocinado pelo Governo Estadual e pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, sobre o tema CIDADE MAIS FLORIDA DO ESTADO. A iniciativa visa promover a valorização de espaços urbanos, buscando o desenvolvimento do turismo gaúcho.
CASCA ficou entre os 25 municípios mais floridos do Rio Grande do Sul. O prefeito Alan Martins das Chagas diz com propriedade que, entre os critérios de avaliação que levaram o município a conquistar o prêmio, está o projeto Casca Mais Verde e Florida. Segundo ele, a iniciativa envolve ações de embelezamento para valorizar o paisagismo. A atividade tem apoio do projeto Meninos do Viveiro, por meio do qual alunos do município ajudam a cultivar flores e mudas de árvores em turnos extraclasse.
Vai mais adiante o jovem prefeito de Casca, pretende e vai envolver na ação os moradores da zona urbana, indústrias, associações e estabelecimentos comerciais. Esses setores serão desafiados a adotar um canteiro, uma quadra ou uma avenida, com a responsabilidade de cuidar da área. Para isso, sementes serão adquiridas pela prefeitura e as mudas produzidas pelo Meninos do Viveiro.
É desolador, que tantas vezes tratamos do assunto, e nossos governos, quiçá por medo do DNA da idéia, não ser aplicada numa cidade como a nossa, tida e havida como de desenvolvimento.
Ainda é tempo de pensar no assunto, já que o projeto Cidade Mais Florida tem apoio da Famurs, e lá estará nosso prefeito como novo presidente da entidade representativa dos municípios gaúchos.
Zanchin! É tempo de recuperar o terreno perdido .E em sendo assim, mandaremos flores na sua posse. Flores de Marau, de preferência!
Editorial publicado na edição 688 do JM/Jornal de Marau de 5 de junho de 2010.

Um comentário:

  1. Mui boa a idéia. Aqui em Natal-RN a prefeitura do PV Partido Verde tem essa preocupação de plantar árvores por toda cidade, pois o calor é grande, principalmente no verão. Há um projeto que leva a população e instituições a tomarem conta de pequenas áreas verdes da cidade. Até uma única árvore pode ser cuidade por um cidadão. Eu gostei da idéia de vocês do Sul, parabéns. Gostaria de saber se essas cidades relacionadas são próximas a Gramado, pois estari aí em julho, durante as férias, poucos dias, 3 ou 4.

    ResponderExcluir

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado