domingo, 13 de junho de 2010

O nome do momento é CONFRATERNIZAÇÃO


É uma renovada emoção o clima de Copa que mais uma vez tenho oportunidade de participar. Depois de outras sete oportunidades em diferentes países e continentes, chegou a vez da África e do país mais desenvolvido dela, no extremo sul. Preferimos um roteiro diferente. Foram nove horas de São Paulo a Lisboa. Após deixar o solo lusitano mais 10 horas em voo direto até Johanesburgo. Aqui não poderia ser diferente, clima de festa e de aproximação de gente de todas as partes. De gente bonita, muito pouco, gente exôtica é uma profusão de imagens. Estamos registrando e recebemos a missão de fotografrar o esquisito e hilariante. Renderá boas páginas para o horoscopiando que mais uma vez será produzida no exterior. Na Alemanha 2006, foi sucesso de flagrantes. Impressiona bem na chegada o aeroporto OR Tambo, sua modernidade, eficiência e grandiosidade. Já é repetição dizer que grandes obras foram construídas. Um canteiro está sendo entregue para a grande cidade de Johanesburgo. Oito jogos serão realizados em seus dois estádios.

Dedos também falam!

Este blog vai tentar produzir textos curtos. Será uma análise sobre tudo e principalmenteos fatos pouco comuns no cotidiano. Sempre imaginei que para a comunicação ser perfeita, na ponta dos dedos deveriam existir olhos. Mas todos sabem que quando a gente não fala determinada língua, basta um gesto com os dedos e a comunicação se estabelece. Foi no aeroporto de Lisboa, antes de empreender o caminho de Portugal até a Africa do Sul, estava no banheiro, fazendo a higiene pessoal. Estava escovando os dentes e ao meu lado, num gesto que mostra que todos somos absolutamente iguais, um jovem, que depois fui saber que era holandês, ao ver que expremia o tubo de pasta de dente sobre minha escova, estendeu o dedo e pediu um pouco de pasta. Gesto espontâneo que teve a imediata correspondência de minha parte. Deu um bochecho, e com o dedo polegar fez sinal de positivo e seguiu seu caminho, sequer dizendo uma palavra, satisfeito da vida. Como eu também. Por que escrever sobre isso, com tantos fatos importantes aqui no Sul deste continente? É que venho uma vida toda dizendo que a linguagem da bola é que é universal e não o inglês, que todos convencionamos como sendo. Muitos fatos desta natureza serão produzidos aqui. Salve então a comunicação da bola.

Portugal da boa mesa

Já perdi as contas de quantas vezes estive aqui. Se aproxima de dez, com certeza. Cada vez mais se moderniza e passa a ser importante na comunidade européia. Preserva sua história, sua tradição e sua cultura. Nao dá para deixar de lembrar o almoço no restaurante João do Grão, no Rosio, bairro mais antigo da capital lisboeta. Lisboa , no lado do rio Tejo, parece surpreendentemente que nem está em clima de Copa. Alguns torcedores que viajaram no vôo Lisboa/Johanesburgo não levam muita fé no time de seu país. Já lamentam que Deco não é mais o mesmo e deve ser procurado imediatamente alguém com o seu perfil para os próximos anos. Nani foi cortado e Cristiano Ronaldo não resoverá sozinho algumas deficiências da seleção Portuguesa. Lisboa vive a primavera com as árvores floridas. Dia 25, na cidade de Durban, considerada de maior presença de descendentes de Portugual, o Brasil terá pela frente aquele que é apontado o mais dicícil de nossa chave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será postado por nossa equipe! Obrigado